PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ALUGUEL

Aluguel de Servidores

Quando o assunto é o emprego de novas tecnologias
em empresas, um dos temas principais, que não pode
deixar de ser citado, é o aluguel de servidor de rede .
Essa atividade é fundamental para a realização
de inúmeros serviços

Aluguel de Servidores

VANTAGENS DA LOCAÇÃO DE SERVIDOR DA COMPUTER SOLUÇÕES EM TI

ervidores são elementos essenciais na informática. Basicamente, são computadores dedicados que fornecem serviços de acesso a recursos centralizados de alta demanda, de forma segura e ininterrupta.

Existem diversos tipos de servidores: os servidores arquivos, de impressora, servidores web, de banco de dados, servidores de correio eletrônico, entre outros, sendo montados de forma conjunta (em um mesmo equipamento) ou separadamente. Algumas empresas optam por comprar servidores, porém, o custo pode ser alto, em especial quando se leva em consideração a configuração inicial e suas alterações ao longo do tempo, bem como a perda de produtividade, em caso de falhas, e a perda de dados. Nesse caso, o aluguel de servidores é uma excelente e vantajosa opção para empresas, pois há sempre um equipamento (ou partes e peças), pronto para corrigir as falhas, de modo que ele pode ser considerado um excelente “plano de contingência” de desastres para contornar tais falhas.

Muitos servidores apresentam flexibilidade de gestão e arquitetura escalável. O aluguel inicial pode ser de um equipamento “simples” e, de acordo com o aumento de demanda ou dimensão, amplia-se/aumenta-se seu desempenho/capacidade. Ao fazer o aluguel de um servidor (hardware), o locatário paga uma taxa fixa de acordo com o período desejado, podendo renovar por iguais períodos (ou frações destes), sendo sua demanda que determina o término do aluguel.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ALUGUEL DE SERVIDORES

Estruturação de TI baseada em serviços

O primeiro benefício da locação de servidores é o mesmo que impulsiona toda a crescente gama de serviços voltados para a entrega de recursos e equipamentos em TI: a possibilidade de reestruturar seu sistema de forma mais eficiente, simplificada e otimizada para uma nova rotina digital.

Adquirir hardware não só exige um aporte inicial de capital como necessita de espaço, manutenção, configuração, interação e atualização.

Redução de custos

Não é apenas a flexibilidade que os gestores de TI ganham ao apostar em serviços — como é o caso da locação de servidores. É possível, com inteligência e estratégia, usar o modelo para reduzir consideravelmente os custos com tecnologia na empresa.

Primeiramente, é claro, porque é mais barato alugar do que comprar. Sem contar que esse custo será amortizado e previsto dentro de um orçamento contínuo, sem a necessidade de fazer grandes levantamentos para atualizações de anos em anos.

Muitos dos custos extras que envolvem a rotina de TI estão previstos em contrato e também são terceirizados, trazendo a mesma economia não só para os servidores, mas tudo o que os rodeia.

Manutenção previsível e eficiente

Desses gastos atrelados à implantação de tecnologia na empresa, com certeza a manutenção é a mais importante. Não só porque ela será inevitável na sua rotina, mas porque sua eficiência impacta diretamente na performance da infraestrutura.

Quando o serviço de locação é de boa qualidade, essa parte do trabalho já está incluída no contrato e é de responsabilidade da prestadora. Assim, você ganha não só a infraestrutura necessária, mas o apoio de uma equipe especializada e focada em cada segmento que envolve manter servidores.

Isso é importante para dar mais estabilidade e previsibilidade à TI. A manutenção deixa de ser uma preocupação da equipe interna e esses profissionais podem focar sua rotina em como utilizar esses recursos com sucesso.

Atualizações mais frequentes

Um dos problemas maiores de adquirir equipamentos é que, quando somamos tudo o que uma empresa precisa para ser eficiente, temos um volume de capital muito significativo.

Para lidar com essa dificuldade de orçamento para grandes investimentos, existem duas saídas: ou a empresa cria um rodízio de atualizações ou trabalha com o que tem por maispor mais tempo.

Com a locação de servidores, você não precisa de nenhum desses dois comprometimentos devido aos contratos, que envolvem ciclos curtos de renovação, possibilitando atualizar toda a infraestrutura em menos tempo sem prejudicar o financeiro.

Para um mercado com mudanças tão rápidas, de público e de soluções, esse modelo torna a empresa mais competitiva ao diminuir sempre o gap entre o que é possível e o que é ideal no uso da tecnologia.

Soluções customizadas

Dependendo do tipo de parceria que você encontra, é possível extrair ainda mais do serviço prestado, apostando em customização. Estamos falando de contratos que dão opções de servidores para que você, dentro do mesmo escopo de custo, encontre modelos que se adaptem melhor à produtividade da empresa.

Com ciclos de atualização mais curtos, também é possível levantar o que não funcionou e lapidar sua infraestrutura para conseguir performance máxima com custo mínimo.

Parcerias com foco em estratégias de negócio

Em todas essas vantagens, um ponto surge com frequência: a ideia da TI do futuro é colocar a tecnologia a favor do negócio. Para isso, não dá para o responsável pela infraestrutura ficar com sua visão limitada ao seu funcionamento. Apostar em parcerias como essa reduz custos, aumenta a segurança e diminui ciclos de atualização. Tudo isso tira o peso das costas da sua equipe e torna prioritário o ato de transformar ferramentas e soluções em estratégia. Para atingir esse ponto, é preciso sempre buscar relacionamentos de boa qualidade. A proximidade entre locador e locatário é o que vai garantir que todos os benefícios que citamos se concretizem na sua rotina.

Quando for apostar em locação de servidores, pesquise bastante e encontre parceiros importantes. Assim você garante economia, performance e inteligência para sua infraestrutura, não importa a situação do mercado ou as mudanças tecnológicas que virão pela frente.