A Telefonia IP funciona como um telefone convencional, porém, usa a rede de internet já existente como meio de transmissão da voz

Usar Telefonia IP significa, fazer ligações por meio da internet. Dessa maneira evita que uma ligação de longa distância, por exemplo, passe por várias centrais telefônicas das operadoras, o que faz com que ela fique mais cara.

Abordaremos esse assunto muito mais a fundo, para, enfim, ajudarmos a você entender como essa tecnologia pode significar um bom investimento para sua empresa

Por que usar o Telefonia IP?

Inovação, esta é a palavra que melhor representa o cenário corporativo atual.

Atualmente, para garantir o crescimento no mercado, é necessário otimizar processos, produtos, serviços e pessoas, independentemente do porte e/ou ramo de atuação da empresa.

Ou seja, não dá para ficar gastando à toa, não é mesmo?

Nesse cenário, a Telefonia IP chega como um aliado forte das empresas que procuram tirar o máximo de proveito de seu orçamento, sem deixar a qualidade e o profissionalismo de lado

 

A Telefonia Ip sozinha é capaz de transformar a percepção do cliente sobre uma empresa, bem como aprimorar a comunicação interna entre as equipes. Isso porque a telefonia via internet provê recursos antes restritos apenas às grandes empresas.

Definição da tecnologia de Telefonia IP

Voip é a abreviação para “Voz sobre IP”, proveniente do inglês Voice over Internet Protocol.

 

Também conhecida como telefonia IP ou telefonia em banda larga, o Voip consiste no roteamento da conversação através da internet ou de uma rede de computadores específica, transformando as informações faladas em dados passíveis de serem transmitidos pela internet.

Comparativo: telefonia tradicional x telefonia IP

Apesar de ter a mesma finalidade que a telefonia tradicional, a Telefonia IP apresenta inúmeras diferenças, tanto no que se refere à estrutura quanto no que se refere ao funcionamento.

 

Para tornar tais diferenças mais nítidas, elaboramos uma tabela comparativa entre essas duas telefonias

Requisitos da tecnologia de Telefonia IP

Apesar de já termos explicado o sistema básico de funcionamento da tecnologia, vamos agora entender quais são os requisitos para que você tenha Telefonia IP em sua empresa.

Rede/Internet

Há basicamente dois tipos de redes de IP quando tratamos da tecnologia de Telefonia IP: as de natureza pública e as de natureza privada.

As primeiras dizem respeito à internet e podem ser utilizadas por todos.

Já a segunda diz respeito a redes corporativas, aquelas que só podem ser utilizadas por pessoas autorizadas, independentemente de tratar-se de rede LAN (redes locais, geralmente utilizadas em pequenas e médias empresas) ou de rede WAN (redes globais, com uso mais frequente por multinacionais).

 

Então, esse é o primeiro recurso que você precisa ter na empresa: internet de qualidade.

Softphone

Softphones são programas para computadores ou aplicativos para dispositivos móveis por onde as ligações de Telefonia IP são feitas, seja por vídeo ou áudio.

 

O WhatsApp e o Skype são exemplos de softphones.

Aparelho de Telefone IP

É muito similar a um aparelho telefônico normal, mas ele se conecta à rede de forma automática e sem necessidade de nenhum periférico, podendo receber e enviar voz, dados e mesmo imagem (neste último caso, dependerá do modelo de telefone IP).

Então, resumindo: para que você tenha Telefonia IP funcionando em sua empresa, você precisa de:

Conexão de internet

Computadores e/ou dispositivos móveis

Software ou aplicativo instalado nesses dispositivos

Uma conta de Telefonia IP

Opcionais: telefones IP, caso queria ter telefones fixos já adaptados com a tecnologia de Telefonia IP.

 

Simples assim, não é mesmo?

Vantagens

Mobilidade: quando o dispositivo utilizado nas chamadas via Telefonia IP não é nem um telefone IP e nem um aparelho tradicional acrescido de um ATA, é possível fazer ligações de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso se traduz não só em maior comodidade para os usuários, mas também em redução de custos, já que não é necessário comprar pacotes interurbanos para realizar ligações. Mas, de qualquer forma, como um ATA e um telefone IP não são aparelhos tão complexos assim de configurar, também é possível levá-los em viagem ou instalá-los para uso em qualquer lugar que tenha uma boa conexão com a internet.

Integração: por se tratar de um serviço que utiliza a internet como principal ferramenta, a Telefonia IP pode ser integrado com uma série de outros programas ou aplicativos para trazer ainda mais comodidade àqueles que o usam. Podemos citar, por exemplo, aplicativos que gravam e armazenam conversas ou mesmo programas para melhorar a visualização de arquivos, como gráficos, tabelas, textos e qualquer outro tipo de documento que seja necessário para a conversação. Outra possibilidade é a integração com softwares de gestão, como é o caso do CRM, muito utilizado pelas empresas e comércios.

Baixo custo: de acordo com uma matéria publicada portal Techtudo, o custo de ligações via Telefonia IP geralmente corresponde a apenas 1/4 do custo de ligações por telefonia tradicional. Isso sem contar que, dependendo do programa ou aplicativo utilizado, pode não haver custo nenhum – como no Hangouts, da Google, pois nesses casos geralmente a terminação da chamada não é em um telefone fixo ou celular. Assim, além de otimizar a comunicação, a Telefonia IP ainda reduz custos. Algo mais que bem-vindo, seja em empresas ou seja em residências.

Otimização: a transmissão de dados ocupa espaço, mas quando comparado ao espaço que uma ligação por telefonia tradicional ocupa, o de uma ligação feita por Telefonia IP é consideravelmente inferior. Em uma ligação feita via telefonia tradicional com duração aproximada de 15 minutos, a transmissão de dados duraria 10 minutos a uma velocidade aproximada de 128 kbp/s. Já esta mesma ligação via Telefonia IP teria um tempo de transmissão aproximado em 5,1 minutos a uma velocidade 64 kpb/s, ou seja, deixaria mais tempo livre para outras chamadas, otimizando todo o processo de comunicação.

 

Versatilidade: talvez a mais óbvia vantagem. Ao invés de poder ligar somente para números fixos ou celulares como é feito na telefonia tradicional, com a Telefonia IP é possível realizar ligações para computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos que não têm como única finalidade a comunicação por voz. Além disso, com a Telefonia IP também é possível contar com a imagem (vídeo chamada), recurso de extrema importância para sugerir maior proximidade entre os usuários. Mas esse recurso depende da operadora e do aplicativo de suporte utilizado.

Recursos básicos do Voip

Podemos dividir a Telefonia IP em dois principais serviços: o de fazer chamadas e o de fazer e receber chamadas em rede pública. À primeira vista, pode parecer que esta é uma diferença banal, mas na prática ela torna-se extremamente importante.

Para fazer chamadas, é necessário que o usuário possua somente um computador ou dispositivo móvel. Dessa forma, ele pode efetuar chamadas tanto para outros computadores quanto para telefones.

Isso significa que basta digitar o número desejado para realizar a chamada. Já para fazer e receber chamadas em rede pública, é necessário que o usuário possua geralmente um crédito na operadora da Telefonia IP.

 

Cabe ressaltar que assim como qualquer outro serviço da internet, a Telefonia IP é nômade. Isto é, capaz de acompanhar o usuário onde quer que ele esteja (desde que haja uma conexão de internet com qualidade). Isso quer dizer que, assinando o serviço de uma operadora de Telefonia IP você seria capaz de fazer e receber ligações de qualquer lugar, onde tenha internet disponível.

Recursos avançados proporcionados pela Telefonia IP

O fato é que por ser um serviço em rede, é possível adicionar novos recursos a Telefonia IP que são extremamente funcionais para a otimização dos processos de comunicação em empresas que fazem ou pretendem fazer uso da Telefonia IP.

PABX Virtual

Apesar dos PABXs estarem presentes nas empresas desde a década de 80, foi com o surgimento e popularização da Telefonia IP que eles sofreram grandes mudanças em suas arquiteturas, passando por isso a serem chamados PABX Virtuais, que funcionam em nuvem.

Hoje em dia, é normal que empresas e mesmo usuários domésticos optem por este tipo de serviço, já que seu custo é relativamente baixo e suas vantagens são imensas, podendo ser destacadas:

Redução de custo de ligações com DDD: com a utilização dos Provedores de Serviços de Telefonia IP o custo de ligações de longa distância, seja para telefone fixo ou para celular, diminui consideravelmente.

Aumento em produtividade: como o PABX Virtual pode ser acessado de qualquer local com internet, é possível estar e ter seus funcionários sempre online. Além disso, ele também oferece integração das mensagens de voz com o e-mail, que pode ser acessado e gerenciado facilmente, trazendo ainda mais agilidade nos processos de comunicação.

Recursos profissionais: o PÀBX Virtual conta com uma série de recursos que profissionalizam o atendimento telefônico, como gravação de chamadas, menu automático, fila de espera personalizada, correio de voz, etc.

Convergência: como no PABX Virtual tudo está centralizado em um único local, é necessário ter apenas uma rede para ter acesso às soluções de dados e telefonia. Além disso, eventuais falhas e problemas podem ser facilmente detectados e facilmente corrigidos, evitando longos períodos de falhas e retrabalho.

 

Flexibilidade: a integração entre dados e voz acarreta uma série de benefícios. Por exemplo, em caso da pessoa procurada não atender ao telefone fixo, é possível mandar um SMS para seu celular ou mesmo um e-mail da mensagem gravada. Mais uma vez, salientamos que é necessário ver se o serviço contratado possui tais recursos.

Números Virtuais

Já imaginou receber chamadas de outras cidades e estados pagando o preço de uma ligação local? Com o número virtual, isso e muito mais é possível.

Por definição, o número virtual é um número nacional e fixo, mas que permite o recebimento de chamadas interurbanas ao preço de ligações locais.

Dessa maneira, e possível ter um número virtual de outra cidade e estado sem precisar estar fisicamente naquele local. Isso é possível pelo funcionamento deste recurso.

Automaticamente ele transfere as chamadas recebidas para o número escolhido ou dá até para atender a ligação via internet, usando um Softphone, ou Telefone IP.

Assim, por exemplo, se você trabalha e mora na cidade de São Paulo, mas seus clientes estão concentrados no estado de Minas Gerais, basta escolher um número virtual com DDD 31. Esta simples atitude representará uma economia bastante significativa com telefonia.

Outra vantagem oferecida pelos números virtuais é o extrato de chamadas: nele você sabe exatamente de onde as ligações recebidas vêm.

As informações extraídas deste extrato podem ser a base para novas e eficazes estratégias de marketing, além de munirem gerentes e gestores com todas as informações possíveis sobre cada chamada que todos estão efetuando.

 

Gravação de conversas, mobilidade, correio de voz e flexibilidade no recebimento de ligações estão entre as demais vantagens.

Integração entre matriz e filiais

Gestores de empresas que possuem filiais espalhadas por diversas cidades sabem o quanto a comunicação pode ser complicada.

 

Deste modo, é necessário contar com soluções de comunicação robustas, precisas, econômicas e extremamente ágeis, pois qualquer erro, equívoco ou omissão de informações pode prejudicar muito a empresa. E a Telefonia IP pode ser a solução para evitar estas e outras situações.

Um resumo do que vimos até aqui…

Fazendo uma rápida recapitulação, com o conteúdo deste artigo abordamos as vantagens que a Telefonia IP pode trazer as empresas, com destaque para:

O uso de uma só rede para dados e telefonia

A redução dos custos com ligação realizadas dentro da empresa

Redução do custo em ligações interurbanas

Maior eficiência da comunicação

As vantagens do PABX virtual, do número virtual.

 

 

E você, está pronto para começar usar a telefonia IP na sua empresa e parar de gastar com itens desnecessários???

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Executivo de Vendas 
André Pacios